As 5 melhores linguagens de programação para principiantes

Bantu Makers
3 min readJun 5, 2017

--

Porquê aprender a programar?

Saber programar dá-te o poder não só de apreciar os projectos de outras pessoas, como permite-te afirmar “Eu posso fazer isso” e criar os teus próprios projectos.

Por outro lado, não é novidade que existe uma grande procura de talento em CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e por isso mesmo hoje em dia todo mundo quer (e deve) aprender a programar.

image credit

A questão mais popular para um iniciante que está a aprender a codificar é saber qual a melhor linguagem de programação para começar. E apesar de já existirem várias plataformas de aprendizagem online a escolha nem sempre é fácil, pois existem inúmeras linguagens e cada uma tem propósito diferente, o que torna o processo de escolha mais difícil.

Aqui fica então as nossas sugestões de linguagens por onde um principiante pode começar, que para além de serem fáceis de aprender também são consideradas as mais lucrativas para aprender em 2017:

  1. Python Foi desenvolvida nos anos 80 pelo Guido van Rossum e hoje em dia é gerida pela Python Software foundation, que é uma organização sem fins lucrativos e a administradora do Python. Basicamente é uma linguagem de código aberto (open source) que também pode ser usada por aplicações comerciais de graça. Aprender python é fácil e rentavél para um principiante.

Google, Dropbox, Pinterest, Instagram, Reddit, BitTorrent e muito mais, foram criados com o Python.

2. Ruby Foi desenvolvida pelo Yukihiro Matsumoto nos anos 90. É uma linguagem dinâmica, open-source e object oriented(orientada a objectos) e de certa forma é das linguagens com uma maior comunidade de contribuidores. Foi feita para tornar a programação mais fácil, tem uma sintaxe de fácil leitura e escrita. Ruby tornou-se popular através do seu framework (estrutura) Rails. Ruby é usado principalmente para o desenvolvimento de back-end, e sites populares como Airbnb, Shopify, Twitter, GitHub, Slideshare, e muito mais, foram todos construídos com o Ruby on Rails.

3. Javascript Desenvolvida nos anos 90 por Brendam Eich é uma linguagem que é muitas vezes confundida com Java. Javascript é a linguagem de programação mais utilizada para criar sites e jogos para a web, logo muito importante no desenvolvimento de aplicações web mas também é usada em aplicações fora da web. Tem uma linguagem flexível e dinâmica, principalmente usada para o desenvolvimento front-end.

4. Java Provavelmente uma das linguagens mais populares e que se encontra em quase todos sistemas operativos, aplicações, dentro e fora da web. Foi feita pra ser portátil e fácil de trabalhar em múltiplas plataformas.

5. C/C++ Estas duas linguagens existem há bastante tempo e são também das mais usadas. A linguagem C++, é uma melhoria da C porque apresenta mais funções com orientação de objectos(oop -object oriented), templates(modelos), funções virtuais(virtual functions), entre outras. C é usado frequentemente para programar o sistema do software e é considerada a língua franca dos Sistemas Operacionais. No entanto, iniciantes podem achar difícil manter-se motivados se escolherem C como primeira linguagem para aprender devido esta ter um código mais complexo. Porém, o conhecimento de C definitivamente ajudar-te-á como programador a longo prazo. O C ++ é poderoso e rápido, e foi usado para criar software como Adobe Systems, Amazon, Paypal, Chrome e muito mais.

Queres aprender a programar? Subscreve à nossa newsletter para ficares actualizado dos nossos bootcamp em programação ou visita o nosso website.

Por Ricardo Figueiredo

--

--

Bantu Makers
Bantu Makers

Written by Bantu Makers

We are a startup studio building the next generation of Angolan entrepreneurs and innovators to create prosperity.

No responses yet